CONHEÇA A FEMATEL

Nossa História

Começo árduo

Foi com muita luta e perseverança que a Fematel se manteve no concorrido mercado. Após ser funcionário por dois anos, Euclides e juntamente com o Renato comprou a empresa. Precisou de muita insistência, por ser um negócio novo e ainda pequeno.

Quem conhece hoje a Fematel, que trabalha com marcas importantes e tem credibilidade entre clientes, compradores e fornecedores, pode não imaginar que o começo foi complicado. “Nós éramos mais voltados para a venda de parafusos e materiais elétricos no início, e tínhamos grandes dificuldades para investir e crescer. Em alguns momentos, os compradores queriam uma quantidade de produtos que a gente não tinha dinheiro para pagar”.

Fazer a empresa decolar exigiu dedicação. “Eu começava 6h e saia só às 22h. Atendia, fazia as compras e a noite tinha que realizar o levantamento para as compras no dia seguinte. Mas hoje vejo que nada cai do céu. Temos que passar um sacrifício”, afirma Euclides. A empresa foi também a pioneira a realizar entregas de moto boy no ramo de ferragens.

 

Crescimento

Passada a tempestade, veio a recompensa. A empresa cresceu, e com a colaboração do sócio Renato Wanka a Fematel abriu uma filial, na rua São Pedro. Além disso, passou a ter o reconhecimento pelos serviços prestados. Desde 2010, recebeu uma série de prêmios da marca Tramontina, Pressure, Dewalt e Stanley.

Mas para seguir ativo no dinâmico mercado de ferragens, que nutre os setores de construção e mobiliário, é necessária constante atualização, conforme explica Euclides. “É um comércio muito inovador. Sempre muitos lançamentos em máquinas, ferramentas, mas isso é um incentivo para apostar cada vez mais na loja”.

Quando começou, a empresa tinha à disposição cerca de 2,8 mil itens. Hoje, com 22 mil itens para venda, é preciso arranjar espaço. “Nós expandimos a loja, mesmo assim, hoje estamos com ocupação total”, afirma o sócio da empresa.

Atualmente, a Fematel conta com um quadro de 21 colaboradores, atuando nas cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá, Vale do Itajaí e todo Vale do Rio Tijucas. A empresa atende consumidor final, indústria metalúrgica, indústria moveleira, metalúrgicas, serralherias, oficinas mecânicas e profissionais autônomos.